Pages

domingo, 7 de julho de 2013

Recomendações da Isadora - Parte 2

Olá pessoas!
Hoje venho recomendar dois filmes do diretor Michael Haneke.


O primeiro é Benny's Video(1992); um dos primeiros do diretor. Se trata da história de Benny(Arno Frisch), um adolescente que gosta de filmar as coisas que acontecem ao seu redor. Aos poucos seus valores de realidade vão mudando. Um dia seus pais vão viajar e ele leva a menina que ele conheceu na locadora de filmes para casa. O que começa como uma "love story" se torna em uma catástrofe. Ele acaba matando a garota.
Para quem conhece o diretor e vai ver Benny's Video pela primeira vez, pode até se assustar; pois pouco tempo é investido na apresentação dos personagens no início do filme, você não acaba se ligando muito aos personagens. Mas não se engane, o filme não é ruim. Ele trata da violência na adolescência muito bem. E a ideia principal fica intacta: a de Benny, um garoto que filma friamente a morte de um porco; a mesma pessoa que após matar uma garota, filma-se nu. Benny não é influenciado por filmes violentos, mas sim pelo seu vazio existencial.


O segundo filme é Funny Games(1997). É a história de uma família formada por Georg(Ulrich Mühe), sua mulher Anna(Susanne Lothar) e seu filho(Stefan Clapczynski) que vão passar as férias em sua casa de campo e são feitos de refém por Peter(Frank Giering) e Paul(Arno Frisch), que fazem tortura psicológica na família. O filme mostra muito bem a crueldade e frieza humana.
Três aspectos interessantes do filme é a ausência de trilha sonora, que quase não aparece. O filme deixa claro que é uma ficção pela interação de Paul com os espectadores do filme, ele se dirige à câmera e fala com os espectadores. Outro aspecto é a violência não ser mostrada, você apenas sabe que ela está acontecendo pelos gritos e barulhos. A única violência mostrada é a que a vítima faz, no início do filme.
A grande atuação do filme é a de Susanne Lothar. A personagem de Anna cumpre uma função importantíssima na trama. Ela que carrega a responsabilidade de sua sobrevivência e da família, por conta de o pai estar impotente desde o início do filme.
Michael Haneke fez um remake de Funny Games em 2007, com Tim Roth, Naomi Watts, Brady Corbet e Michael Pitt, que é totalmente fiel ao original.

Bem, esses são só dois de vários filmes de Michael Haneke, que é um ótimo diretor. Recomendo todos os filmes dele.

0 comentários:

Postar um comentário